Dúvidas?




Ouvidoria (17) 3485-9400


Login:
Senha:


Projeto reduz o desperdício de alimentos na EMEF "Vicente Santoro"
Materia publicada dia 24/11/2015 - 12:52

Enquanto milhões de pessoas passam fome no mundo, toneladas de alimentos são desperdiçadas diariamente. Diante desse paradoxo e pensando em promover uma mudança de mentalidade, a partir das crianças, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Vicente Santoro”, pertencente à Rede Municipal de Ensino de Valentim Gentil, plantou uma semente: o projeto “Desperdício Zero”, que incentiva os alunos a evitarem o desperdício de alimentos.

 

O referido projeto funciona por meio de palestras e atividades de conscientização, com destaque para um mural afixado no refeitório da escola, onde são anotadas as quantidades diárias do desperdício.

 

Todos os dias, os alimentos desperdiçados pelos alunos são pesados. Nas sextas-feiras, soma-se o desperdício semanal, que é exposto nesse mural. Se na quarta semana do mês houver diminuição significativa do desperdício, os alunos são recompensados com brindes. “Assim será feito todo mês, até que o projeto chegue e mantenha seu objetivo, que é o desperdício zero”, destaca a nutricionista Fernanda Jacon Borlina.

 

Desde a implantação do projeto, em 10 de agosto de 2015, o desperdício diminuiu consideravelmente, passando de 39 quilos de alimentos desperdiçados, na primeira semana, para 29 quilos, atualmente.

 

A nutricionista espera que a iniciativa sirva como exemplo e melhore a vida de muitas famílias. “Desejo que a partir dessa ideia, de conscientizarmos os alunos que almoçam aqui na escola, surja uma nova mentalidade sobre a importância de uma alimentação saudável e do não desperdício de alimentos, tanto na escola, como em casa. Agindo dessa maneira, além de gerar uma economia financeira, não faltará alimento”, afirma Fernanda.

 

A EMEF “Vicente Santoro” conta atualmente com aproximadamente 800 alunos que consomem cerca de 1.200 refeições diárias, entre café da manhã, almoço e lanche. Para melhorar a qualidade da alimentação servida nas escolas da Rede Municipal de Valentim Gentil, a Prefeitura adicionou ao cardápio da merenda escolar ingredientes nutritivos e saudáveis como frutas (banana, maçã, pera e melancia), legumes (brócolis, chuchu, abobrinha e beterraba), verduras (rúcula, almeirão, alface, acelga e couve), proteínas (filé de peixe e frango assado), iogurte, entre outros alimentos.





Admin. 2013/2016
Prefeitura: Praça Jacilândia, 4-33 - Centro
Cep: 15520-000 - Fone/Fax (17) 3485-9400
CNPJ: 46.599.833/0001-11
© Todos os direitos reservados